Thursday 26 June 2008

Problemas, frustrações

Já havia anoitecido, quando o ouvi seu chamado. Ao abrir a porta vejo um amigo "diferente", com um olhar triste e preocupado. Era para ser uma visita como qualquer outra, mas eu mal podia imaginar o que estava por vir. Começamos a conversar, a cada palavra percebia "o porque" de sua aflição. Me contou o que havia acontecido, seus problemas, suas frustrações. Descreveu em detalhes todos os fatos e a partir daquele instante comecei a "me ver" em meu amigo. Nossos poucos anos de diferença me faziam significavelmente mais "experiente". Ouvia atentamente. Era um "desabafo", isso lhe faria bem. Não me surpreendi. Eram problemas e frustrações que eu já havia vivido. Meu olhar chegava a demonstrar certa frieza, fiquei inerte por alguns minutos. Isso era apenas aparente, por dentro eu estava triste, mas disposto a reverter a situação. Seu "cansaço" me encabulava. Foi contraditório, pois eu mesmo havia dito 'cansei'. Assim como continuo lutando ele também continuaria. Decidi ceder, deixar as diferenças de lado e estender a mão. Fui sensato, soube agir com calma. Dei-lhe um forte abraço. " - Conte comigo, sempre". Não fui hipócrita e nem dei conselhos irreais. Sim, contei das minhas experiências. Ele pareceu entender, sorriu e me agradeceu. Amizade real, amor incondicional...

9 comments:

  1. que belo texto...que bela amizade...sim, porque os problemas são quase sempre iguais...a forma de os ultrapassar é que é diferente!
    beijos

    ReplyDelete
  2. É assim mesmo amigo. Gosto muito de ouvir e tenho algo em mim que faz com que pessoas tenham vontade de um desabafo, conhecendo-me ou não. Até já me habituei... Assim, ouvindo, escuto dentro de mim as vozes e as verdades que muitas vezes não quero ver, ouvir, ou não me apercebi e ajudo muito mais a mim do que a pessoa ( muitas vezes). Com o tempo e o hábito, vamos burilando, lapidando, expandindo a nossa sensibilidade. E quando em relação a amigos, na maioria das vezes, palavras no primeiro instante, tornam-se desnecessárias. Ouvir, reconhecendo-se como ser humano com as mesmas dúvidas e situações semelhantes e um abraço é o conforto esperado, porque indica que o compreendemos. Porque acolhe com o amor fraterno, ao mesmo tempo que nos abraçamos também nos compreendendo. Trocar confidências, muitas vezes é trocar experiências e reconhecer-se como humano e igual a todos.

    Grande beijo e um ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  3. Amizade só deve e pode ser REAL.Mas, chamam de selvagens os povos da florestas que não têm hierarquia e vivem em total harmonia com os seus.Sua visita será sempre bem vinda, amigo, mesmo que o meu material seja um pouco escasso pelo pouco tempo que detenho, estarei lá, assim feito um pajé à espera de todos da tribo da amizade e da compreensão.Foi para isso que criei esse blog, não tenho pretensões de crescer.Abraços!

    ReplyDelete
  4. Lindo texto!!

    Eu não seria absolutamente nada sem os meus amigos.

    Beijos =)

    ReplyDelete
  5. Um abraço, um simples e bom abraço, na hora certa, ao amigo preocupado, isso sim, é uma das maiores demonstrações de AFETO!Por isso, vim aqui, só pra TE ABRAÇAR!!!

    ReplyDelete
  6. lindo texto stranger...
    amizade é realmente uma coisa inexplicável...
    as vezes parece que amamos mais nossos amigos que os familiares... é uma entrega sem volta.
    :) beijosss beautiful.

    ReplyDelete
  7. Ótimo fim de semana!

    Beijos

    Sam/Desnuda

    ReplyDelete
  8. q as suas amizadas sejam sempre sinceras e reais...q elas t fortaleçam a cada dia!e q Deus t proteja!saudades imensas d vc...sumiu msm ne?!ve se n some...adoro mto vc e torço mto por vc!se cuida pequeno!beijossss

    ReplyDelete
  9. Hum..gostaria tanto de saber quem são estes da foto...

    ReplyDelete