Wednesday 8 October 2008

Estabilidade 'afraid'

Ultimamente as pessoas me decepcionaram muito. Esse "exigir demais" é esperar "atitudes" que a grande maioria não entende a importância. É natural que eu precise de atenção, todos precisam. Mesmo depois de passar por tantas experiências. Quem eu chamo de amigo nem sempre me enxerga assim. Quero apenas "sentimentos reais", amigos de verdade, com os quais eu possa contar sempre. Amigos que não me escondam nada e que não usem "máscaras". Não suporto a falsidade que insiste em me perseguir. Pessoas fúteis, idéias distorcidas de uma simples "realidade" que tento viver. Não cultivo a solidão, mas em alguns momentos parece ser a alternativa para fugir de tanta in-utilidade. Não preciso conviver com pessoas assim. Várias personalidades? Diante de você agem de uma maneira, mas basta você se afastar para que a perfeita imagem de amizade se torne uma imperfeição que machuca. Talvez sejam conseqüências de nossas próprias ações, ou não. A estabilidade definitivamente não existe. Difícil admitir que as pessoas mudassem tanto. Sentimentos tão preciosos foram abandonados. Meus princípios não me deixam usar a indiferença como eu deveria. A "confiança" que tanto busco, não mais sei onde está. A "vida real" é bem mais complexa do que se pode imaginar. Definitivas conclusões ou apenas estilhaços de uma compreensão in-atingível. Alguns dizem entender, quando na verdade não enxergam o mundo a sua volta. Seria bem mais fácil se não nos sentíssemos frustrados ou inseguros. Infelizmente esses sentimentos sempre estarão presentes. Tento encarar isso como uma espécie de aprendizado forçado e inevitável. Tantas mudanças, tantas cobranças, tantas vítimas. Não será a última vez que me sentirei assim. Não sou feliz sempre. Não consigo fingir estar bem. Sim, estou "desiludido" com o que sempre acreditei, 'afraid'...

16 comments:

  1. Você fala em "máscaras" meu querido amigo,mas sabe quantas "máscaras" o Poeta Pessoa usou? Acredito que perto de 300 e todas com uma marca diversa. Isso foi ruim? Foi falsidade daquele homem que sofreu injúrias dos seus pares e até tachado de homossexual, sendo que o seu último dia de vida foi dedicado a uma mulher que ele amava muito, Olívia. Aconteceu assim: ele fez um livro só para ela, foi até à sua casa, bateu na porta, ela abriu-a e ele, sem dizer-lhe uma única palavra, lhe entregou o manuscrito. Morreu em seguida,sem glórias, sem honras de Estado. Hoje, todos o veneram e citam seus versos, Portugal se orgulha dele...Bem, de minha parte, conte comigo!!!Bjsss

    ReplyDelete
  2. ontem alguns minutos após escrever esse ‘post’, recebi um convite para sair com alguns ‘amigos’, pensei que seria bom pra mim, achei que deveria ir e aliviar toda a tensão que sentia naquele instante; não foi nada do que eu esperava; meu senso critico não deixou me abrir com aquelas pessoas; os assuntos não me acrescentaram nada; novamente a mesma “banalidade” em tudo; decidi me afastar dessas pessoas, definitivamente...

    ReplyDelete
  3. Amigo, obrigada pela elucidação do problema que lhe aflige...Veja, foi por isso que me ative ao exemplo do Poeta Pessoa, pois a Sensibilidade em alto grau constantemente nos traz tais desconfortos. Conselho só se dá a quem pede, mas pela abertura que já temos, vou lhe dar dois "toques" que aprendi na Escola da Vida:
    1- Não conte sua vida íntima para ninguém e se o fizer, com raríssimas exceções...
    2-Procure um profissional da saúde para lhe ouvir. Não, não me leve a mal, pois é preferível pagarmos um Psicanalista do que falarmos dos nossos sentimentos a pessoas não qualificadas...
    Por fim, aceite que a Vida é permeada de crises, não é uma estrada reta e como também já dizia outro Poeta, Vinícius: " São demais os perigos dessa VIDA..."
    TENHA FÉ EM ALGO MAIOR!!!Bjsss

    ReplyDelete
  4. Volte mais vezes lá pelo blog sim...

    voltarei aki no seu tbm...

    ^^

    bjuxxxxx

    ReplyDelete
  5. Quer saber? Sou assim também..vamos sofrer a vida toda. Temos é que aprender a encarar isto de forma que não nos sintamos assim. Vanuza, amiga querida, citou o psicanalista e está certíssima. Já procurei, mas me entristece ter que contar nossos sentimentos a um profissional( não pelo dinheiro, mas pela nossa sensibilidade e desejo de ter alguém pro que der e vier. Somos assim, não é? Mas nós mesmos não temos em quem confiar nossas dúvidas, anseios...). Não voltei mais...vamos ver. Ainda sonho com " aquele" amigo (a). Mas nem posso reclamar muito não...tenho meu marido que é meu melhor amigo, acho que me conhece mais do que eu mesma e qualquer outra pessoa. É o melhor ser humano que conheço. Mas é marido e isto de sermos tão amigos dá um desiquilibrio entre marido e mulher. Daí sinto falta de um amigo(a) como você.... Melhor procurarmos resolver isto em relação a nós. ´Voce é jovem...a tia aqui perdeu as esperanças. Sou aquela escolhida por todos para ouvir e acolher. Eu, não posso confiar. A unica vez que aos 50 anos me abri...coisa boba com uma amiga...FOI HORRIVEL e até hoje me dói isso...


    Grande beijo.

    ReplyDelete
  6. éeh sao mascaraas
    aki onde moro me surpreendii com tantas pessoas falsas por causa da politicaa sabe auhahuh

    bejoo

    ReplyDelete
  7. ...Sei como é....tem dias que parecemos "menos gente"...cercados por pessoas que se dizem normais...
    Mas quem é normal? eles? eu? você? quem?...onde está o certo? o errado?...quem diz que o meu certo é o certo de quem mais?...palavras apenas...

    Gostei das tuas palavras....

    Fica bem...

    Miriam

    ReplyDelete
  8. Acho q acabamos nos decepcionando com as pessoas pq esperamos muito delas...
    Temos q aprender a esperar menos dos outros, talvez assim a gente não se decepcionaria tanto...

    BjO.

    ReplyDelete
  9. parece 'radical', mas não posso dar continuidade em 'coisas' que não nos 'acresccentam' em nada, pelo contrário tiram nossas forças...

    ReplyDelete
  10. Então somos dois desiludidos.

    Minha vida tá tão monótona que até cansa...

    Beijos

    ReplyDelete
  11. Sim o ser humano é "pobre" de sentimentos ... todos fazemos male uns aos outros mesmo que seja de forma inconsciente... e não medimos, não olhamos o outro nem a nós mesmos...
    mas pior mesmo é a tal máscara...
    que de tanta hipócrisia mtas vezes se cola à pele e fica para sempre...
    beijinhos das nuvens

    ReplyDelete
  12. Como eu te entendo... há anos que procuro amigos de verdade! São tão difíceis de encontrar. Para não ficar desiludida, comecei a desenvolver um processo de auto-estima, tenho que começar a amar-me mais, para que certas coisas me passem ao lado.

    Força amigo virtual, ninguém no mundo merece a nossa tristeza, a não ser os nossos pais.

    Beijinhos,

    Graça Mello

    ReplyDelete
  13. A decepção vem quando achamos que as pessoas que amamos são perfeitas e esquecemos que são humanas e tem o direito de errar.

    ;)
    Adorei o post, obrigado pela visita e desculpe a demora!

    ReplyDelete
  14. todo mundo tem esse medo! gostei de sua espontaneidade!

    ReplyDelete
  15. Sabe de uma coisa?
    Eu aprendi que as máscaras servem pra nos protegermos muitas vezes de nós mesmos.
    Use-a é um direito seu, não se exponha, tente equilibrar os sentimentos deixando livre o seu melhor lado.
    O lado alegre da criança adormecida lá no passado, o lado forte e capaz quando entendemos os mais fracos, o lado sensível que ama e se doa sem cobranças, elevando a auto-estima que nos eleva e nos faz acreditar que somos capazes de superar os desconfortos momentâneos.
    Respire fundo! Olhe a vida lá fora com os olhos do coração e deixe-se levar onde sua alma alcança, liberte-se e voe livre. Deixe as pessoas que você não compreende serem elas mesmas e as aceite com o que elas têm de melhor a lhe oferecer, todos têm algo a doar.
    Doe-se mais e cobre-se menos.
    A vida não é perfeita, o ser humano é inferior a ela e, portanto sujeito a falhas.
    Mas podemos tornar especial cada momento vivido.
    Você é um ser sensível e sabe doar-se, portanto és privilegiado.
    Quantos não conseguem expressar sentimentos e frustram-se por não serem capaz. Meu amigo deixo um beijo e meu carinho.
    Te gosto muito!

    ReplyDelete
  16. como sabiamente disse uma amiga; ""sofreremos a vida toda, precisamos saber encarar essas coisas para não nos sentirmos tão mal...""

    ReplyDelete